A Igreja e suas principais responsabilidades!
Efésios 1:22-23
22 Deus submeteu todas as coisas à autoridade de Cristo e o fez cabeça de tudo, para o bem da igreja. 23 E a igreja é seu corpo; ela é preenchida e completada por Cristo, que enche consigo mesmo todas as coisas em toda parte.
“1. Definição: A Igreja é a comunidade de todos os verdadeiros crentes de todos os tempos.”
Está definição refere-se a igreja é constituída por todos os que são verdadeiramente salvos. Paulo diz: "Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5:25).Aqui o termo "igreja" é usada para aplicar a todos aqueles por quem Cristo morreu para redimir todos os que são salvos pela morte de Cristo. Mas que deve incluir todos os crentes de todos os tempos, crentes na era do Novo Testamento e os crentes na era do Antigo Testamento também. [1] Tão grande é o plano de Deus para a igreja que tem Cristo exaltado a uma posição de maior autoridade para o bem da Igreja: "Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés, e lhe deu como cabeça sobre tudo para a igreja.Este, que é seu corpo, a plenitude d'Aquele que preenche tudo em todos "(Ef 1:22-23)”
“O próprio Jesus Cristo edifica a Igreja, chamando as pessoas para si mesmo. Ele prometeu: "Eu edificarei a minha igreja" (Mateus 16:18). E Lucas cuidadosamente nos diz que o crescimento da igreja vieram não só pelo esforço humano, mas ”o Senhor lhes acrescentava os que iam sendo salvos" (Atos 2:27).Mas o processo pelo qual Cristo edifica a igreja é simplesmente uma continuação do padrão estabelecido por Deus no Antigo Testamento, que ele chamou o povo para si mesmo para ser uma assembléia
para adorar antes dele.”
“Quando Moisés diz ao povo que o Senhor disse, "Chame as pessoas para comparecer perante mim e ouve as minhas palavras, para aprender a temer-me todos os que vivem o tempo na terra ..."
10 Não te esqueças do dia em que estiveste perante o SENHOR, teu Deus, em Horebe, quando o SENHOR me disse: Reúne este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que aprenda a temer-me todos os dias que na terra viver e as ensinará a seus filhos.
(Dt 4:10), o Septuaginta traduz a palavra "vocação" (Heb. cajal) ekklesiazo o termo grego ", um ajuntamento", verbo cognato é o substantivo do Novo Testamento ekklesia "igreja". [2]
Não surpreende, então, que os escritores do Novo Testamento para falar de Israel no Antigo Testamento como "igreja" (ekklesia).Por exemplo,
Stephen fala de Israel no deserto, como "a igreja (ekklesia) no deserto (Atos 7:38, tradução minha).E o autor de Hebreus cita Cristo como dizendo que ele vai cantar louvores a Deus em meio a grande assembléia do povo de
Deus no céu: "No meio da igreja (ekklesia) cantarei louvores" (Hebreus 2:12, tradução de autor, citando o Salmo 22:22).”
A METÁFORA DA IGREJA NAS ESCRITUTAS
FAMÍLIA
1 Timóteo 5:1-2
Os deveres dos pastores para com várias classes de pessoas
1 Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; 2 às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza.
NOIVA DE CRISTO
2 Coríntios 11:2
2 Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.
LAVOURA E EDIFÍCIO
1 Coríntios 3:9
9 Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.
RAMOS DE UMA VIDEIRA
5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
SACERDÓCIO
1 Pedro 2:5
5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
CORPO DE CRISTO
21 acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. 22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja,
PROPOSITOS DA IGREJA.
1-Ministério de Deus:
Adoração. Em relação a Deus para o propósito da igreja é adoração. Paulo diz à igreja de Colossos: "Cantem salmos, hinos e cânticos espirituais a Deus com gratidão em vossos corações" (Colossenses 3:16). Deus destinou e nomeou Cristo para "sermos para louvor da sua glória" (Ef 1:12). Adoração na igreja não é apenas uma preparação para algo mais: é em si mesmo cumprir o propósito da igreja com referência ao seu
Senhor. É por isso que Paulo pode seguir uma exortação que "tirar vantagem de [r] o máximo de cada oportunidade" com um comando para ser cheio do Espírito e então dizem: "Cantar e louvar ao Senhor com o coração" (Ef 5:16-19 .)”
Lucas 5:8 Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador.
APOCALIPSE
12 proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. 13 Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.
“2. Ministério para os crentes: Edificação
28 Portanto, proclamamos a Cristo, advertindo a todos e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para apresentá-los maduros em Cristo.
Nutrir. De acordo com a Bíblia, a igreja tem a obrigação de cuidar daqueles que já são crentes e construí-las à maturidade na fé. Paul disse que seu gol não foi simplesmente levar as pessoas a começar a poupar fé, mas "maduro em Cristo Jesus a todos os homens" (Colossenses 1:28, KJV).Ele disse à igreja de Éfeso que Deus deu ao povo da igreja talentosos "ao povo de Deus para a obra do ministério, para construir o corpo de Cristo.”
“Assim, todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, de acordo com a estatura completa de Cristo "(Ef 4:12-13). É claramente contrário ao padrão do Novo Testamento sugere que nosso único objetivo é levar as pessoas com a fé que salva inicial. Nosso objetivo como uma igreja deve estar presente a Deus, cada crente "perfeito em Cristo" (Col 1:28).”
“3. Ministério para o Mundo:
Evangelismo e misericórdia. Jesus disse aos seus discípulos: "fazei discípulos de todas as nações" (Mt 28:19). Este trabalho evangelístico de declarar o evangelho é o ministério principal da Igreja para o mundo. [31] No entanto, acompanhando o trabalho de evangelização é também um ministério de misericórdia, misericórdia, que inclui encontros o nome do Senhor para os pobres e necessitados. Embora a ênfase do Novo Testamento está fornecendo apoio material para aqueles que fazem parte da igreja (Atos 11:29, 2 Coríntios 8:4, 1 Jo 3:17), ainda há uma afirmação correta que não está ajudando crentes, mesmo que eles não respondem com gratidão ou a aceitação da mensagem do evangelho. Jesus nos diz:
Você, pelo contrário, amai os vossos inimigos, deixe-os pegar emprestado e dar-lhes sem esperar nada em troca. Então, tem uma grande recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso (Lc 6:35-36).”
“O ponto da explicação de Jesus é que devemos imitar Deus para ser gentil tanto para aqueles que são ingratos e egoístas. Além disso, temos o exemplo de Jesus que não tentar curar somente aqueles que o aceitaram como Messias. Ao contrário, quando grandes multidões aproximaram-se dele ", ele colocou as mãos sobre cada um deles e os curava" (Lc 4:40).Isso deve encorajar-nos a realizar atos de bondade, e orar pela cura e outras necessidades na vida dos incrédulos, tanto quanto os crentes.”
“Sinais de uma igreja pura
Os fatores que fazem "pura" a uma igreja incluem:
1. Doutrina bíblica (ou correta pregação da palavra de Deus).
2. Utilização adequada dos sacramentos (ou ordenanças).
3. O uso adequado de disciplina da igreja.
4. A adoração genuína.
5. Eficaz oração.
6. Testemunho eficaz.
7. Efetiva comunhão.
8. O governo bíblico da igreja.
9. O poder espiritual no ministério.
10. A santidade pessoal de vida entre os membros.”
11. Cuidados para os pobres.”
“12. O amor de Cristo.
Pode haver outros sinais mais destes, mas, pelo menos, estes podem ser citados como fatores que aumentam o cumprimento de uma igreja para os propósitos de Deus. Claro, as igrejas podem ser mais puro em alguns aspectos e menos pura em outros, uma igreja pode ter doutrina excelente som e pregação, por exemplo, e ainda ser um fracasso no testemunho ou culto significativo diferente. Uma igreja pode ter um tempo testemunho dinâmico de adoração que honra a Deus muito, mas ser fraco no entendimento doutrinário e ensino bíblico.
A maioria das igrejas tendem a pensar que os aspectos que são fortes são os aspectos mais importantes, e os aspectos que são fracos são o menos importante. Mas o Novo Testamento nos encoraja a lutar pela pureza da igreja em todos estes aspectos. O objetivo de Cristo para a igreja é "tornar santo.Ele purificado por lavagem com água pela palavra, para apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e irrepreensível "(Efésios 5:26-27).O ministério de Paulo foi "advertindo e ensinando a todos, com todos os seres de sabedoria humana, para apresentar todo homem[…]”
“Paulo diz a sua atitude que os idosos devem "encorajar outros pela sã doutrina e refutar os que a contradizem" (Tito 1:9), e disse que os falsos mestres "não ser silenciada" ( Tit 1:11). Judas exorta os crentes a "continuar a batalhar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos" (Jd 3). Utilização adequada dos sacramentos é ordenado em 1 Coríntios 11:17-34, e uso adequado de disciplina da igreja para proteger a pureza da igreja em 1 Coríntios 5:6-7, exige, em 12-13.
O Novo Testamento também menciona uma série de outros fatores: devemos esforçar-nos para o culto espiritual (Ef 5:18-20, Col 3:16-17), eficaz testemunho (Mateus 28:19-20, João 13:34-35; Atos 2:44-47, 1 João 4:7), governança adequada da igreja (1 Tm 3:1-13), o poder espiritual no ministério (Atos 1:8, Rm 1:16, 1 Coríntios 4:20,2 Coríntios 10:3-4, Gálatas 3:3-5, 2 Timóteo 3:5, Tiago 5:16), a santidade pessoal (1 Ts 4:3, Hb 12:14), para cuidar dos pobres (Atos 4 :32-35, Rm 15:26, Gal. 2:10), e amor a Cristo (1 Pe 1:8, Ap 2:4). Além disso, todos os crentes são "procurados que abundam para a edificação da igreja" (1 Cor. 14:12), a exortação de que se aplica não só a um aumento no número de membros da igreja, mas também (mas também e sobretudo) para a "construção" ou o crescimento da igreja em direção à maturidade cristã.A força de todas estas passagens, é para lembrar-nos de lutar pela pureza da igreja visível.
O MINISTÉRIO PASTORAL
11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.
2 Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. 3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; 4 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
1 Pedro 5:1-4
Os deveres do ministério
1 Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: 2 pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3 nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. 4 Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.
1 Timóteo 5:17
17 Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.
1 Tessalonicenses 5:12-18
12 Irmãos, honrem seus líderes na obra do Senhor. Eles trabalham arduamente entre vocês e lhes dão orientações. 13 Tenham grande respeito e amor sincero por eles, por causa do trabalho que realizam. E vivam em paz uns com os outros.
14 Irmãos, pedimos que advirtam os indisciplinados. Encorajem os desanimados. Ajudem os fracos. Sejam pacientes com todos.
15 Cuidem que ninguém retribua o mal com o mal, mas procurem sempre fazer o bem uns aos outros e a todos.
16 Estejam sempre alegres. 17 Nunca deixem de orar. 18 Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
17 Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.