Depravação Total (Corrupção Radical)
ROMANOS 3:9-20
Introdução: O pecado é uma energia de reação irracional, negativa e rebelde contra Deus. É uma mentalidade que luta contra Deus para fazer o papel de Deus.
Pecado Original= Pecado derivado de nossa origem. Não faz parte da natureza humana como tal, pois “Deus fez o homem reto. O que descobri é tão somente isto: que Deus fez o ser humano reto, mas ele se meteu em muitos problemas. (Eclesiastes 7:29)
Depravação Total: Corrupção da natureza moral e espiritual, total em PRINCIPIO mas não em grau. Inclui incapacidade total.
Depravação total refere-se a ideia de que nossa humanidade integral caiu. Isto é, não há parte em imi que não tenha sido afetada pela queda. O pecado afeta minha vontade, meu coração , minha mente e meu corpo.
Depravação total não é a depravação completa. A depravação completa significaria que todos nós somos tão pecadores como é possível ser.
Sabemos que isso não é o caso. Não importa quanto cada um de nós pecou, somos capazes de pensar em pecados piores que poderíamos ter cometido.
Gênesis 6:5
5 O Senhor viu que a maldade das pessoas havia se multiplicado na terra e que todo desígnio do coração delas era continuamente mau.
21 E o Senhor aspirou o aroma agradável e disse consigo mesmo:
— Nunca mais vou amaldiçoar a terra por causa das pessoas, porque é mau o desígnio íntimo do ser humano desde a sua mocidade. Também nunca mais vou destruir todos os seres vivos, como fiz desta vez.
Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu a minha mãe.
Os ímpios se desviam desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras.
Jeremias 13:23 “Será que o etíope pode mudar a sua peleou o leopardo, as suas manchas? Se fosse possível, também vocês poderiam fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal.
Jeremias 17:9 - " Enganoso é o coração acima de todas as coisas , e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? “
Tito 1:15-16 – “De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra”.
Eclesiastes 9:03 - O coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida; e por fim eles se juntarão aos mortos.
1- Ensino biblico sobre a queda e suas consequências.
A QUEDA
A queda foi um processo em que o pecado envolveu completamente o ser de nosso primeiros pais.
Como escreveu Berkhof, “a serpente foi um instrumento adequado de Satanás, porque é a personificação do pecado. Ela simboliza o pecado, em sua natureza sutil e enganosa, e em suas presas venenosas que mataram o homem.”
O Resultado imediato da queda. MORTE ESPIRITUAL
mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer; porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.
Propagação por toda a raça humana.
A morte espiritual, como resultado d queda, não se limitou aos nossos primeiros pais. A queda produziu neles uma natureza pecaminosa depravada hereditária.
Porque nosso primeiros pais pecaram, somos agora concebidos em pecado e herdamos deles uma natureza depravada. O “gene” do pecado foi transmitido por eles a toda a raça humana.
Salmos 51:5 Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu a minha mãe.
PORTANTO AS ESCRITURAS AFIRMAM:
"Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer” (Rm 3.10-12)
As escrituras também ensinam que Adão foi o REPRESENTANTE de todos os descendentes. Todos nós estávamos representados nele. Consequentemente, o seu pecado é considerado nosso!
Nele, todos nos tornamos culpados e fomos condenados a morte espiritual.
Em ultima instância, nós não somos condenados por causa dos nossos pecados; mas por causa do pecado original, que é a fonte de todos os nossos pecados.
Vejamos Romanos 5; 12,16,17 e 19
Efésios 2:1 Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
Efésios 2:5 e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos —
2- A INCAPACIDADE DE MORTOS ESPIRITUAIS
Morto espiritualmente significa dizer que, assim como aquele que se encontra fisicamente morto, ele está espiritualmente incapaz, inabilitado, escravizado e cego, não podendo responder por si próprio ao evangelho.
Escravo do pecado
Em Efésios 2 vemos que o homem está morto em seus delitos e pecados.
O homem está sendo arrastado pelo curso deste mundo, conduzido pela força de um rio, sem condição alguma de nadar contra a correnteza; está sendo impelido e dirigido pelo espírito que agora atua nos filhos da desobediência (2.2).
No verso seguinte, ele esclarece o homem em estado de pecado não pode reagir contra as inclinações pecaminosas da carne; a sua vontade é a vontade da carne e dos pensamentos; e esta é a condição de todos os que se encontram nesse estado (2.3)
O homem natural pode, por si próprio, escolher o bem espiritual? Pode um escravo decidir por conta própria o que fazer com sua vida?
O Escravo é um cativo que tem a sua vontade subjugada, que só lhe compete fazer a vontade do seu senhor.
Jesus respondeu:
— Em verdade, em verdade lhes digo que todo o que comete pecado é escravo do pecado.
Portanto, o homem pecador não é senhor do seu querer. Todos os homens naturais estão presos nos “laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade”.
2 Timóteo 2:2 mas também o retorno à sensatez, a fim de que se livrem dos laços do diabo, que os prender.
VEJAMOS ROMANOS 6:12;13;16-23.
Seus sentidos espirituais não funcionam.
No estado de pecado, o homem está cego para as realidades espirituais e surdo para a voz de Cristo.
A sua mente encontra-se espiritualmente incapacitada. Está impossibilitado de compreender as verdades espirituais.
Assim como os sentidos de um morto não podem mais responder a estímulos, assim, acontece com o morto espiritual.
Ele não enxerga as verdades espirituais, não ouve a palavra da verdade, não sente a fragrância da vida ou o gosto dos alimentos espirituais mais apetitosos, e não responde aos estímulos do evangelho.
Que tipo de cooperação um morto pode oferecer para a salvação?
Como pode um morto espiritual cooperar para a sua regeneração?
Como pode o morto arrepender-se?
Como pode crer se nada ouve e nada ver?
Por que que as pessoas ouvem o evangelho e não o compreendem?
Por que o evangelho está encoberto para o homem em estado de pecado?
2Co 4:4 ”O deus, desta presente era perversa, cegou o entendimento dos descrentes, a fim de que não vejam a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus."
1Co 2:14 As pessoas que não têm o Espírito não aceitam as verdades que vêm do Espírito de Deus, pois lhes parecem absurdas; e não são capazes de compreendê-las, porquanto elas são discernidas espiritualmente.
c) Termos bíblicos para descrever a conversão
É porque o homem encontra-se morto em seus delitos e pecados ano que concerne ao bem espiritual, que as escrituras descrevem a conversão com termos como: REGENERAÇÃO, NOVO NASCIMENTO, VIVIFICAÇÃO, VIDA, RESSURREIÇÃO, ETC.
Joã 3:3 Jesus respondeu-lhe, declarando: “Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
Joã 11:25 Esclareceu-lhe Jesus: “Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá;
21 Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer.
2 Coríntios 5:17
17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
d) Pior que morto
O homem natural, está pior que morto, é um morto em rebelião, um inimigo de Deus.
7 Porque a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
O homem em estado de pecado é um militante ativo na prática do mal e na oposição a Deus.
39 Vocês examinam as Escrituras, porque julgam ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, vocês não querem vir a mim para ter vida.
17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem.
21 E vocês que, no passado, eram estranhos e inimigos no entendimento pelas obras más que praticavam,
19 A condenação é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
A exposição de Paulo acerca da pecaminosidade e da culpabilidade humana em Romanos 1:18 a 3:20 é incontestável.
Conclusão
Ler e comentar sobre ROMANOS 3.21-26 ( Justificação pela fé em Jesus Cristo)
Continuação…
1- Depravação Total - Corrupção radical da humanidade
2- Eleição Incondicional ( Irrevogável e insondável)
3-Expiação Limitada (Obra redentora de Cristo)
4-Graça Irresistível (chamado Eficaz)
5-Perseverança dos Santos (Segurança eterna)
6- (bonus) Soberania Exaustiva (o todo poderoso Deus)